ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFCE: UM ELO POSSÍVEL?

Autores

  • Francisca Rejane Bezerra Andrade Universidade Estadual do Ceará
  • Ludimila Façanha Lopes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.29383

Palavras-chave:

Educação, Assistência Estudantil, Formação de Professores

Resumo

Neste artigo, objetivamos refletir sobre a possível relação entre a assistência estudantil e a formação de professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, considerando uma dimensão educativa articulada entre esses dois elementos. Para tanto, realizamos uma discussão teórica, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental. Após as reflexões, concluímos que a assistência estudantil possui uma dimensão educativa que pode e deve ser explorada de modo a contribuir para a formação de professores que se processa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), mas que ainda são muito incipientes as discussões em torno dessa temática.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.29383

Biografia do Autor

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Serviço Social - UECE; Mestre em Educação Brasileira - UFC; Doutora em Educação - USP, com doutorado sanduíche na J. W. Goethe Universität Frankfurt Am Main; Pós-Doutora em Ciências da Educação - J. W. Goethe Universität Frankfurt Am Main.

Professora do curso de Graduação em Serviço Social, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará.

Tutora do PET de Serviço Social e Pesquisadora CNPq.

Ludimila Façanha Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará e especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social - GEPPES/UECE. Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), lotada no campus Canindé.

Downloads

Publicado

09-09-2017

Como Citar

Bezerra Andrade, F. R., & Lopes, L. F. (2017). ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFCE: UM ELO POSSÍVEL?. Revista Teias, 18(50), 293–305. https://doi.org/10.12957/teias.2017.29383