Formação continuada de professores do campo no Programa Escola da Terra e a concepção do currículo

Autores

  • Norma Cristina Vieira Professora Adjunta da Faculdade de Educação Universidade Federal do Pará- Campus de Bragança
  • Rogerio Andrade Maciel Professor Assistente da Faculdade de Educação. Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Bragança
  • Wanessa Rafaela Andrade Maciel Pedagoga pela Faculdade de Educação -Universidade Federal do Pará- Campus de Bragança

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.27077

Palavras-chave:

Formação, Multissérie, Educação do campo

Resumo

Resumo

Propõe-se analisar a formação continuada de professores do Programa Escola da Terra no município de Bragança, Amazônia Oriental. Observação participante e entrevistas semi- estruturadas e grupos focaisforam as técnicas de coleta de dados. O Programa Escola da Terra desenvolveu em Bragança formações continuadas para os professores das escolas do campo que atuam na multissérie.Sete formações se constituíram no regime de alternância no tempo escola e tempo comunidade, com base curricular via complexo temático. A formação continuada do Programa construiu comos professores um planejamento curricular embasado por conhecimentos interdisciplinares a partir das experiências dos sujeitos do campo, a valorização de sua realidade e de seus saberes.

Palavras - Chave: Formação; Multissérie; Educação do campo

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27077

 

Biografia do Autor

Norma Cristina Vieira, Professora Adjunta da Faculdade de Educação Universidade Federal do Pará- Campus de Bragança

Doutora em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará. Vice- Coordendaora da Faculdade de Educação. Coordendaora do grupo de pesquisa em educação e meio ambiente. Pesquisadora do grupo de Estudos Socio Ambiental Costeiro/ESAC.

Rogerio Andrade Maciel, Professor Assistente da Faculdade de Educação. Universidade Federal do Pará- Campus Universitário de Bragança

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará- Campus Belém. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Professor Assistente da Universidade Federal do Pará. Associado a ANPED. Atualmente vem desenvolvendo pesquisas no campo da história da educação, educação de jovens eadultos, currículo e formação de professores e cultura (i)material escolar.

Wanessa Rafaela Andrade Maciel, Pedagoga pela Faculdade de Educação -Universidade Federal do Pará- Campus de Bragança

Pedagoga pela Faculdade de Educação -Universidade Federal do Pará- Campus de Bragança. Participante do grupo de pesquisa em educação e meio ambiente e do grupo de Estudos Socio Ambiental Costeiro/ESAC.

Downloads

Publicado

25-05-2017

Como Citar

Vieira, N. C., Maciel, R. A., & Andrade Maciel, W. R. (2017). Formação continuada de professores do campo no Programa Escola da Terra e a concepção do currículo. Revista Teias, 18(50), 30–48. https://doi.org/10.12957/teias.2017.27077