Formação continuada de professores do campo no Programa Escola da Terra e a concepção do currículo

Norma Cristina Vieira, Rogerio Andrade Maciel, Wanessa Rafaela Andrade Maciel

Resumo


Resumo

Propõe-se analisar a formação continuada de professores do Programa Escola da Terra no município de Bragança, Amazônia Oriental. Observação participante e entrevistas semi- estruturadas e grupos focaisforam as técnicas de coleta de dados. O Programa Escola da Terra desenvolveu em Bragança formações continuadas para os professores das escolas do campo que atuam na multissérie.Sete formações se constituíram no regime de alternância no tempo escola e tempo comunidade, com base curricular via complexo temático. A formação continuada do Programa construiu comos professores um planejamento curricular embasado por conhecimentos interdisciplinares a partir das experiências dos sujeitos do campo, a valorização de sua realidade e de seus saberes.

Palavras - Chave: Formação; Multissérie; Educação do campo

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27077

 


Palavras-chave


Formação; Multissérie; Educação do campo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27077

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional