O DISCURSO SOBRE GÊNERO NO CURRÍCULO DO MUNICIPIO DE TERESINA: REINVENÇÃO DO CONSERVADORISMO?

Autores

  • Neide Cavalcante Guedes Universidade Federal do Piauí, Departamento de Fundamentos da Educação, Área de Fundamentos Político-administrativos da Educação. Endereço Pessoal: Rua Padre Cirilo Chaves, 1877 Apto 204 Bairro: Noivos Teresina-PI CEP: 64045-902 Telefone: (86) 99428-0474

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25922

Palavras-chave:

Ideologia de gênero, currículo, Conservadorismo

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o avanço do conservadorismo no currículo da rede municipal de educação da cidade de Teresina, capital do estado do Piauí a partir do Projeto de Lei nº 20/2016 aprovado pela Câmara Municipal que trata da proibição de livros, materiais didáticos ou qualquer outro meio contendo ideologia de gênero nas Escolas Infantis do município de Teresina. Para o desenvolvimento do estudo apresentamos os aportes teóricos que subsidiaram nossas discussões, dando destaque a Lopes e Macedo (2011), a partir das quais assumimos a compreensão sobre o currículo atravessado pela contradição diversidade/diferença. Argumentamos que essa perspectiva direciona nossa compreensão no sentido de que não podemos abrir mão de que questões dessa envergadura sejam retiradas dos currículos escolares e dos espaços formativos dos professores, pois assim cria-se um espaço de fomento do pensamento conservador.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25922

Biografia do Autor

Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Fundamentos da Educação, Área de Fundamentos Político-administrativos da Educação. Endereço Pessoal: Rua Padre Cirilo Chaves, 1877 Apto 204 Bairro: Noivos Teresina-PI CEP: 64045-902 Telefone: (86) 99428-0474

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal o Piauí. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação na área de Fundamentos Políticos-Administrativos da Educação. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Gestão, Currículo e Avaliação de Políticas Públicas Educacionais.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Guedes, N. C. (2016). O DISCURSO SOBRE GÊNERO NO CURRÍCULO DO MUNICIPIO DE TERESINA: REINVENÇÃO DO CONSERVADORISMO?. Revista Teias, 17(47), 59–74. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25922