O DISCURSO SOBRE GÊNERO NO CURRÍCULO DO MUNICIPIO DE TERESINA: REINVENÇÃO DO CONSERVADORISMO?
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.25922Palavras-chave:
Ideologia de gênero, currículo, ConservadorismoResumo
O presente artigo objetiva discutir o avanço do conservadorismo no currículo da rede municipal de educação da cidade de Teresina, capital do estado do Piauí a partir do Projeto de Lei nº 20/2016 aprovado pela Câmara Municipal que trata da proibição de livros, materiais didáticos ou qualquer outro meio contendo ideologia de gênero nas Escolas Infantis do município de Teresina. Para o desenvolvimento do estudo apresentamos os aportes teóricos que subsidiaram nossas discussões, dando destaque a Lopes e Macedo (2011), a partir das quais assumimos a compreensão sobre o currículo atravessado pela contradição diversidade/diferença. Argumentamos que essa perspectiva direciona nossa compreensão no sentido de que não podemos abrir mão de que questões dessa envergadura sejam retiradas dos currículos escolares e dos espaços formativos dos professores, pois assim cria-se um espaço de fomento do pensamento conservador.
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