OS SINOS DOBRAM POR NÓS: O MUNDO, O BRASIL E AS NARRATIVAS CURRICULARES DOS ÚLTIMOS TEMPOS

Autores

  • Maria Inez Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Marcea Andrade Sales Universidade Estadual da Bahia
  • Maria Roseli Gomes Brito de Sá Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25864

Palavras-chave:

Narrativas curriculares, antagonismos, conservadorismo

Resumo

Discute-se neste texto – a partir da pergunta alusiva ao romance de Ernest Hemingway Por quem os sinos dobram? –, a emergência de um atual espírito do tempo conservador que sucede tempo de anúncios de inovação e as ressonâncias dessa emergência nas narrativas curriculares. Tendo como recorte temporal o final do século XX com a queda do Muro de Berlim em 1989 e o início do século XXI com o ataque às Torres Gêmeas nos Estados Unidos em 2001, interpreta-se a constituição de narrativas curriculares a partir de díades discursivas como direita-esquerda com inspiração em Norberto Bobbio (1995) e seu rintocchi de morte. Anunciando tensões entre compreensões diferentes de mundo, questões curriculares atuais são discutidas para exemplificar uma identificada volta de ordens discursivas finalistas e totalizantes, em nome de inovações curriculares. Conclui-se que, como sempre, os sinos continuam a dobrar e que é preciso que estejamos alerta aos réquiens que, atualmente, ameaçam a nossa Democracia.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25864

Biografia do Autor

Maria Inez Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Professora associada IV da Faculdade de Educação da Universidade da Bahia

Licenciada e bacharel em Geografia, mestra e doutora em Educação

Marcea Andrade Sales, Universidade Estadual da Bahia

Universidade Estadual da Bahia - Educação

Mestre em Geografia

Doutora em Geografia

Maria Roseli Gomes Brito de Sá, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada III Faculdade de Educação - UFBA

Pdagoga, mestre e doutora em Educação

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Carvalho, M. I., Sales, M. A., & Sá, M. R. G. B. de. (2016). OS SINOS DOBRAM POR NÓS: O MUNDO, O BRASIL E AS NARRATIVAS CURRICULARES DOS ÚLTIMOS TEMPOS. Revista Teias, 17(47), 5–20. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25864