COLETIVIDADE, COLABORAÇÃO E EXPERIÊNCIA: PRESSUPOSTOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Regina Celia Linhares Hostins Universidade do Vale do Itajaí
  • Cristiane de Silva Secretaria de Educação de Itajaí, SC
  • Adriana Gomes Alves Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25520

Palavras-chave:

inclusão escolar, deficiência intelectual, coletividade, colaboração, experiência.

Resumo

Neste artigo, desenvolve-se uma reflexão sobre inclusão escolar e deficiência intelectual. Exploram-se os conceitos de coletividade, de colaboração e de experiência, sustentados nas elaborações teóricas de Vygotski. Valendo-se da teoria histórico-cultural e da análise de episódios de ensino na classe comum da escola inclusiva, busca-se demonstrar a fecundidade desses conceitos para as experiências de escolarização e de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Na análise dos episódios, revelam-se as (im)possibilidades de ampliação dos espaços e formas de colaboração na configuração das práticas escolares e a transformação dessas formas coletivas em formas individuais de  conduta, em experiência, sentimento, vivência emocional e intelectual, constitutivas da personalidade das crianças.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25520

Biografia do Autor

Regina Celia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí

 

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado na Universidade de Londres, Institute of Education, Reino Unido.

Cristiane de Silva, Secretaria de Educação de Itajaí, SC

Professora e membro da equipe técnica da Secretaria de Educação de Itajaí, SC. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, SC.

 

Adriana Gomes Alves, Universidade do Vale do Itajaí

Professora do Curso de Ciências da Computação da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, SC. E-mail: adriana.alves@univali.br

Downloads

Publicado

12-09-2016

Como Citar

Hostins, R. C. L., de Silva, C., & Alves, A. G. (2016). COLETIVIDADE, COLABORAÇÃO E EXPERIÊNCIA: PRESSUPOSTOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Teias, 17(46), 159–176. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25520