COLETIVIDADE, COLABORAÇÃO E EXPERIÊNCIA: PRESSUPOSTOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.25520Palavras-chave:
inclusão escolar, deficiência intelectual, coletividade, colaboração, experiência.Resumo
Neste artigo, desenvolve-se uma reflexão sobre inclusão escolar e deficiência intelectual. Exploram-se os conceitos de coletividade, de colaboração e de experiência, sustentados nas elaborações teóricas de Vygotski. Valendo-se da teoria histórico-cultural e da análise de episódios de ensino na classe comum da escola inclusiva, busca-se demonstrar a fecundidade desses conceitos para as experiências de escolarização e de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Na análise dos episódios, revelam-se as (im)possibilidades de ampliação dos espaços e formas de colaboração na configuração das práticas escolares e a transformação dessas formas coletivas em formas individuais de conduta, em experiência, sentimento, vivência emocional e intelectual, constitutivas da personalidade das crianças.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25520
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