INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar aspectos facilitadores para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual em escolas comuns, a partir de revisão sistemática de literatura. O corpus de análise foi composto por 44 artigos publicados em periódicos científicos nacionais de 2008 a 2015, localizados através dos descritores: deficiência mental, deficiência intelectual, Síndrome de Down e inclusão escolar. Análise de conteúdo de Bardin permitiu identificar aspectos facilitadores específicos (planejamento, adequação curricular, formação de professores, estrutura, investimentos, etc.), além de aspectos relacionados à aceitação da diversidade, crenças e atitudes como caminhos que podem viabilizar mudanças no cotidiano das escolas.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25502
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias