TERRITÓRIOS DE EXCLUSÃO. O QUE É POSSÍVEL VER DE ONDE ESTAMOS?
Resumo
Resultado de pesquisa mais ampla o artigo parte do mapeamento da oferta do Programa Mais Educação – PME, numa cidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS, buscando relacionar desigualdade social e educação. Recorta um conjunto de 10 escolas considerando-se o Índice de Desenvolvimento da Escola Básica – Ideb e, com base em indicadores socioeconômicos, evidencia realidades sociais presentes no entorno de escolas. Dados quantitativos explicitam a violência entre jovens, a renda familiar, a (in)existência de instituições de proteção, entre outros, tornando possível identificar o quanto territórios, lócus de fazer sociedade, podem ser transformados em espaços/tempo de exclusão.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25263
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias