DESAFIOS PARA UMA NOVA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Autores

  • Simone Scifoni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.25231

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Pedagogia do patrimônio, Práticas educativas.

Resumo

Este artigo pretende debater algumas proposições teóricas fundamentais para a renovação de um pensamento sobre as práticas no campo da educação patrimonial, partindo-se da constatação da inexistência, no Brasil, de uma base teórica consistente que permita superar as abordagens mais tradicionais e conservadoras. Inicia-se com uma problematização da trajetória deste campo, no Brasil, para em seguida colocar em debate algumas questões de natureza teórica que envolvem a concepção das práticas. O que se pretende é, sobretudo, provocar uma reflexão sobre os limites e as possibilidades destas ações que têm sido produzidas no Brasil.

Palavras-chave: Educação patrimonial. Pedagogia do patrimônio. Práticas educativas.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.25231


 

Biografia do Autor

Simone Scifoni, Universidade de São Paulo

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. E-mail: simone.scifoni@gmail.com

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Scifoni, S. (2016). DESAFIOS PARA UMA NOVA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Revista Teias, 18(48), 5–16. https://doi.org/10.12957/teias.2017.25231