O DIÁLOGO COMO CONDIÇÃO ÉTICA AO HUMANO QUE VEM

Autores

  • Clenio LAGO Programa de Pos-Graduação em Educação - MESTRADO EM EDUCAÇÃO - UNOESC.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25140

Palavras-chave:

Ruptura da metafísica. Alteridade. Educação.

Resumo

Em meio aos desafios que emergem com a ruptura da metafísica, perguntamos pelo que pode vir, pelas condições éticas ao humano vem enquanto potência e impotência de ser, enquanto possibilidade, sem que este caia em puro relativismo e ou dogmatismo, mas que possa se efetivar enquanto acontecimento ético gerativo. Portanto, qual educação? Como base em que principios geradores? Aquí, indicamos o diálogo autêntico, o que não se oblitera em dificuldades, como condição à radical experiência de alteridade e condição ética ao humano que vem. Isso porque, como nos mostram dadas experiências, sinalizadas, não somente por Levinas, há momentos em que o humano se extingue.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25140

Biografia do Autor

Clenio LAGO, Programa de Pos-Graduação em Educação - MESTRADO EM EDUCAÇÃO - UNOESC.

Doutor em Educação – PUCRS, 2011. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoesc – Mestrado em Educação. Coordenador Institucional do Projeto “Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do oeste catarinense: implicações na qualidade da educação básica” – exercício 2013-2017. E-mail: cleniolago@yahoo.com.br; clenio.lago@unoesc.edu.br

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Publicado

18-09-2016

Como Citar

LAGO, C. (2016). O DIÁLOGO COMO CONDIÇÃO ÉTICA AO HUMANO QUE VEM. Revista Teias, 17(47), 155–171. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25140