CURSOS DE LICENCIATURA: A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS E GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24927Palavras-chave:
Formação docente. Práticas de ensino. Aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas de ensino desenvolvidas pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura, Letras e Geografia, durante a regência, no estágio supervisionado, nos anos finais do Ensino Fundamental, nas escolas da rede estadual, em Barra do Garças/MT. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação, entrevista e análise de documentos possibilitaram uma análise das práticas de ensino dos acadêmicos. O referencial teórico pautou-se em autores como Veiga, Pimenta, Vygotsky, Davídov, entre outros. Os resultados indicam que os acadêmicos reproduzem as práticas de ensino que vivenciaram durante a formação, o que implica dizer que ensinam, a partir da exposição da definição de conteúdos e, na sequência, de uma lista de exercícios de fixação que a maioria dos alunos responde para obter notas.
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