CURSOS DE LICENCIATURA: A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS E GEOGRAFIA

Autores

  • Marilene Marzari Universidade Federal de Mato Grosso
  • Hidelberto de Sousa Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24927

Palavras-chave:

Formação docente. Práticas de ensino. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as práticas de ensino desenvolvidas pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura, Letras e Geografia, durante a regência, no estágio supervisionado, nos anos finais do Ensino Fundamental, nas escolas da rede estadual, em Barra do Garças/MT. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação, entrevista e análise de documentos possibilitaram uma análise das práticas de ensino dos acadêmicos. O referencial teórico pautou-se em autores como Veiga, Pimenta, Vygotsky, Davídov, entre outros. Os resultados indicam que os acadêmicos reproduzem as práticas de ensino que vivenciaram durante a formação, o que implica dizer que ensinam, a partir da exposição da definição de conteúdos e, na sequência, de uma lista de exercícios de fixação que a maioria dos alunos responde para obter notas.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.24927

Biografia do Autor

Marilene Marzari, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO, professora nos Cursos de licenciatura do Campus Universitário do Araguaia-UFMT

Hidelberto de Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso.

Doutor em Sociologia pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita - UNESP e atua noS Cursos de Licenciatura e Bacharelado do Campus Universitário do Araguaia-UFMT.

Downloads

Publicado

26-09-2016

Como Citar

MARZARI, Marilene; RIBEIRO, Hidelberto de Sousa. CURSOS DE LICENCIATURA: A PRÁTICA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS E GEOGRAFIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 47, p. 172–188, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24927. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24927. Acesso em: 18 set. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.