UM VAZIO A OCUPAR: A ARTICULAÇÃO PALAVRA-IMAGEM NAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LINGUAGEM

Autores

  • Marcelo Macedo Corrêa e Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

leitura, mídia, linguagem, discurso

Resumo

No presente artigo, defendo a necessidade de as escolas, na formação básica dos cidadãos, trabalharem a articulação palavra-imagem, como forma de desenvolver nos estudantes a capacidade de leitura crítica do que produzem os meios de informação e de comunicação na sociedade. A defesa tem como base as premissas de que: (1) as escolas tratam as atividades de linguagem de forma reducionista, conferindo uma quase exclusividade ao verbal e à racionalização no processo de ensino-aprendizagem; e (2) um trabalho de linguagem abrangente deveria assumir uma dimensão discursiva e envolver práticas diversas, além da escrita a partir de modelos. Todos os exemplos empregados no texto resultaram de trabalhos realizados com alunos de ensino médio e/ou universitários, estes em cursos de formação de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Marcelo Macedo Corrêa e Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Corrêa e Castro, M. M. (2007). UM VAZIO A OCUPAR: A ARTICULAÇÃO PALAVRA-IMAGEM NAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LINGUAGEM. Revista Teias, 7(13-12), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24624