PARADIGMAS CURRICULARES DO ENSINO BÁSICO, NO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS (1989-2001)

Autores

  • Preciosa Fernandes Universidade do Porto

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Básico, Reforma curricular, Reorganização curricular

Resumo

Com este texto pretendemos problematizar os paradigmas curriculares que enquadraram e estruturaram o Ensino Básico Português , no período que medeia entre finais dos anos 80 e início dos anos 2000. Para isso, tomamos como objecto de análise os discursos da reforma curricular do ensino básico, ocorrida nos finais dos anos 80/início dos anos 90, e da reorganização curricular, iniciada a partir de 1997/98 com o Projecto de Gestão Flexível do Currículo, regulamentada pelo Dec. Lei n.º 6/2001 de 18 de Janeiro. A partir da explicitação dos princípios educativos e curriculares estruturadores de cada uma dessas propostas, procura-se situar o nível de relação existente entre esses princípios e concepções de inovação. Em síntese, pretende-se proceder a uma caracterização analítica dos paradigmas curriculares que sustentaram duas propostas de organização do currículo do Ensino Básico Português, ocorridas num espaço temporal de dez anos, que dê conta da ênfase discursiva e dos sentidos de mudança.

Biografia do Autor

Preciosa Fernandes, Universidade do Porto

Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Fernandes, P. (2007). PARADIGMAS CURRICULARES DO ENSINO BÁSICO, NO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS (1989-2001). Revista Teias, 7(13-12), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24622