A CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLAR NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS: O DISCURSO PEDAGÓGICO CONSTRUÍDO NO COTIDIANO

Autores

  • Débora Maria Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte [UERN]

Palavras-chave:

currículo, saber escolar, prática pedagógica, ciclo básico

Resumo

Discute-se neste texto o discurso pedagógico sobre a construção do saber escolar, a partir da análise da prática pedagógica dos/as professores/as de uma escola pública dos ciclos iniciais do ensino fundamental. Os estudos de Bernstein (1996) sobre o discurso pedagógico, aliados a algumas noções dos estudos do cotidiano desenvolvidos por Certeau (2003), possibilitaram que se construísse um quadro teórico-metodológico, onde a observação das práticas das professoras no cotidiano e as entrevistas semi-estruturadas foram os instrumentos privilegiados de coleta de dados, seguida de uma análise interpretativa desses dados, com base na análise de conteúdo em Bardin (1977). Os achados da pesquisa indicam que alguns princípios orientadores do ensinar-aprender a partir da perspectiva da escola organizada em ciclos vêm influenciando a prática das professoras. Além disso, outros princípios e práticas também vêm sendo construídos a partir dos rituais e dos procedimentos desenvolvidos no cotidiano.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Nascimento, D. M. (2007). A CONSTRUÇÃO DO SABER ESCOLAR NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS: O DISCURSO PEDAGÓGICO CONSTRUÍDO NO COTIDIANO. Revista Teias, 7(13-12), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24621

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua