POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM UMA PERSPECTIVA RELACIONAL: TENSÕES E AMBIVALÊNCIAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA
Palavras-chave:
globalização, política de currículo, Escola CabanaResumo
Tentando sair de uma análise unilateral das políticas de currículo, elaboro esse texto considerando a globalização como conceito contestado, inserindo-o numa abordagem relacional que rejeita a explicação econômica como determinante explicativa desse fenômeno. Compreendo a política de currículo como política cultural em que estão em jogo disputas por significação do mundo e pela produção de determinados desenvolvimentos simbólicos. Utilizando-me dos documentos publicados pela prefeitura de Belém - Pará, bem como de análises produzidas em teses e dissertações sobre tal experiência, busco compreender as divergências e interfaces dessa política relativamente às políticas nacionais de currículo, construindo pistas metodológicas para uma compreensão dos seus efeitos e recontextualizações na prática. Procuro construir argumentos teóricos e empíricos que favoreçam a análise de políticas de currículo como política cultural que sempre produz recontextualizações e sentidos híbridos nos textos curriculares.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
BARRETO, Edna Abreu. POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM UMA PERSPECTIVA RELACIONAL: TENSÕES E AMBIVALÊNCIAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13-12, p. 9 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24620. Acesso em: 3 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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