POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM UMA PERSPECTIVA RELACIONAL: TENSÕES E AMBIVALÊNCIAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA

Autores

  • Edna Abreu Barreto Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

globalização, política de currículo, Escola Cabana

Resumo

Tentando sair de uma análise unilateral das políticas de currículo, elaboro esse texto considerando a globalização como conceito contestado, inserindo-o numa abordagem relacional que rejeita a explicação econômica como determinante explicativa desse fenômeno. Compreendo a política de currículo como política cultural em que estão em jogo disputas por significação do mundo e pela produção de determinados desenvolvimentos simbólicos. Utilizando-me dos documentos publicados pela prefeitura de Belém - Pará, bem como de análises produzidas em teses e dissertações sobre tal experiência, busco compreender as divergências e interfaces dessa política relativamente às políticas nacionais de currículo, construindo pistas metodológicas para uma compreensão dos seus efeitos e recontextualizações na prática. Procuro construir argumentos teóricos e empíricos que favoreçam a análise de políticas de currículo como política cultural que sempre produz recontextualizações e sentidos híbridos nos textos curriculares.

Biografia do Autor

Edna Abreu Barreto, Universidade Federal do Pará

Doutora em educação pela UFF. Professora da Universidade Federal do Pará.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Barreto, E. A. (2007). POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM UMA PERSPECTIVA RELACIONAL: TENSÕES E AMBIVALÊNCIAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA. Revista Teias, 7(13-12), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24620

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua