FORMAS DE PENSAR AS DIFERENÇAS NAS PRÁTICAS CURRICULARES... MARCAS DA GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Débora Barreiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]

Palavras-chave:

currículo, diferença, globalização

Resumo

As relações entre educação e cultura exigem hoje um exame atento das concepções que balizam suas formulações no âmbito escolar. Neste estudo, analisamos como as políticas do processo de globalização vêm influenciando as (des)igualdades socioculturais. Para isso, desenvolvemos uma discussão dentro da abordagem neoliberal e da globalização, de forma a compreender como as políticas educacionais vêm sendo guiadas por mecanismos de (des)igualização. Num segundo momento, tendo como foco as práticas curriculares sob o olhar das diferenças e de como se produzem as exclusões no cotidiano escolar, trabalhamos as questões culturais dentro dos diversos fluxos da globalização. Argumentamos que os resultados e os reflexos da globalização não são um simples processo de homogeneização da política e da cultura feito de cima pra baixo, visto que, por mais unitárias e homogeneizantes que sejam as tentativas de governo dentro das políticas educacionais, sempre existe a possibilidade de estruturarmos diferentes estratégias e hibridizações no contexto da prática.

Biografia do Autor

Débora Barreiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do GrPESq/CNPq – Currículo: Sujeitos, Conhecimento e Cultura.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Barreiros, D. (2007). FORMAS DE PENSAR AS DIFERENÇAS NAS PRÁTICAS CURRICULARES. MARCAS DA GLOBALIZAÇÃO. Revista Teias, 7(13-12), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24619

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua