PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS NAS COLEÇÕES DESTINADAS ÀS SÉRIES INICIAIS: ARGUMENTAÇÃO E ENSINO
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar as condições de produção de textos da ordem do argumentar na escola. Assim, buscou-se investigar a quantidade de propostas de produção de textos nos livros didáticos destinados às séries iniciais, tendo como intuito identificar as situações em que os alunos precisam defender pontos de vista em textos escritos, comparando os livros quanto ao volume e à coleção. Assim, buscamos, através da análise de quatro coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), destinadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º a 4º séries), mostrar em detalhe como se apresentam os comandos das atividades de produção de textos, no que se refere ao gênero, ao destinatário e à finalidade. Através de uma comparação dos dados, foi visto que nas coleções A e B apenas seis das propostas de produção de textos de cada uma das coleções exibiam questões de produção de textos da ordem do argumentar, enquanto que na coleção C encontramos oito atividades. Em contrapartida, na coleção D encontramos 17 comandos de atividades em que os alunos eram chamados a defender pontos de vista. Essas apresentavam, via de regra, destinatários e finalidades imaginárias.
Palavras-chave
argumentação; produção de texto; livro didático
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias