PRÁTICA DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO

Autores

  • Odisséa Boaventura de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Silvia L. F. Trivelato Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

discurso pedagógico, prática docente, formação de professores

Resumo

O presente texto é parte de uma pesquisa de doutorado em que se analisaram relatórios e artigos produzidos pelos licenciandos quando cursaram a disciplina Prática de Ensino de Biologia e realizaram estágio nas escolas de Ensino Médio. Teve por objetivo compreender as manifestações relacionadas à prática do professor de Biologia observado e à própria prática no momento de docência, ou seja, aquilo que foi mais significativo para esses licenciandos. A análise mostrou alguns sentidos produzidos sobre a prática do professor como a necessidade de: interação, mudança, influência construtivista, produtividade, controle. Relacionando tais aspectos à tipologia discursiva abordada por Orlandi (1987), identificou-se a apropriação de um discurso pedagógico do tipo polêmico pelos licenciandos. Acredita-se que entender e discutir essas apropriações nos cursos de formação de professores possa ser um caminho para se formar um profissional que tenha a preocupação em refletir sobre seu papel na elaboração do conhecimento pelo aluno.

Biografia do Autor

Odisséa Boaventura de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná

Silvia L. F. Trivelato, Universidade de São Paulo

Professora da Universidade de São Paulo.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

de Oliveira, O. B., & Trivelato, S. L. F. (2007). PRÁTICA DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO. Revista Teias, 7(13-12), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24615

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua