PRÁTICA DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO

Odisséa Boaventura de Oliveira, Silvia L. F. Trivelato

Resumo


O presente texto é parte de uma pesquisa de doutorado em que se analisaram relatórios e artigos produzidos pelos licenciandos quando cursaram a disciplina Prática de Ensino de Biologia e realizaram estágio nas escolas de Ensino Médio. Teve por objetivo compreender as manifestações relacionadas à prática do professor de Biologia observado e à própria prática no momento de docência, ou seja, aquilo que foi mais significativo para esses licenciandos. A análise mostrou alguns sentidos produzidos sobre a prática do professor como a necessidade de: interação, mudança, influência construtivista, produtividade, controle. Relacionando tais aspectos à tipologia discursiva abordada por Orlandi (1987), identificou-se a apropriação de um discurso pedagógico do tipo polêmico pelos licenciandos. Acredita-se que entender e discutir essas apropriações nos cursos de formação de professores possa ser um caminho para se formar um profissional que tenha a preocupação em refletir sobre seu papel na elaboração do conhecimento pelo aluno.

Palavras-chave


discurso pedagógico; prática docente; formação de professores

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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