PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA CULTURA LETRADA

Autores

  • Cecília Maria Aldigueri Goulart Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

educação infantil, letramento, prática pedagógica.

Resumo

O estudo apresenta resultado parcial da pesquisa Processos de letramento na infância: modos de letrar e ser letrado na família e no espaço educativo formal. Envolveu dez crianças de quatro e cinco anos da Creche UFF, com observações e entrevistas tanto no espaço educativo como nas residências das famílias das crianças. O presente artigo focaliza a prática pedagógica da Creche, vista em rodinhas e outras atividades. Discutimos essa prática na perspectiva do movimento discursivo da professora, bolsistas e crianças, destacando modos como a cultura letrada é trabalhada. Observam-se eventos, atividades e objetos, marcados e impregnados pelos valores da sociedade letrada, sem que necessariamente a linguagem escrita esteja presente. A análise dos dados evidencia que parte da produção relativa ao letramento dessas crianças se apresenta por meio da oralidade. Situações relevantes dos processos de letramento das crianças lhes permitem realizar procedimentos e gerar produtos do letramento. As linguagens sociais e os gêneros do discurso em que são envolvidas, os objetos que as cercam, tudo fala a favor da ampliação do conhecimento e pertencimento a uma cultura letrada. As crianças vão, complexamente, fazendo leituras do que vêem, ouvem e experimentam, mostrando a análise que vão construindo do material falado e escrito.

Biografia do Autor

Cecília Maria Aldigueri Goulart, Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Grupo de pesquisa: Linguagem, cultura e práticas educativas.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Goulart, C. M. A. (2007). PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA CULTURA LETRADA. Revista Teias, 7(13-12), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24613

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua