PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA CULTURA LETRADA

Cecília Maria Aldigueri Goulart

Resumo


O estudo apresenta resultado parcial da pesquisa Processos de letramento na infância: modos de letrar e ser letrado na família e no espaço educativo formal. Envolveu dez crianças de quatro e cinco anos da Creche UFF, com observações e entrevistas tanto no espaço educativo como nas residências das famílias das crianças. O presente artigo focaliza a prática pedagógica da Creche, vista em rodinhas e outras atividades. Discutimos essa prática na perspectiva do movimento discursivo da professora, bolsistas e crianças, destacando modos como a cultura letrada é trabalhada. Observam-se eventos, atividades e objetos, marcados e impregnados pelos valores da sociedade letrada, sem que necessariamente a linguagem escrita esteja presente. A análise dos dados evidencia que parte da produção relativa ao letramento dessas crianças se apresenta por meio da oralidade. Situações relevantes dos processos de letramento das crianças lhes permitem realizar procedimentos e gerar produtos do letramento. As linguagens sociais e os gêneros do discurso em que são envolvidas, os objetos que as cercam, tudo fala a favor da ampliação do conhecimento e pertencimento a uma cultura letrada. As crianças vão, complexamente, fazendo leituras do que vêem, ouvem e experimentam, mostrando a análise que vão construindo do material falado e escrito.

Palavras-chave


educação infantil; letramento; prática pedagógica.

Texto completo:

Texto completo [PDF]

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional