O PAPEL DA ORALIDADE NA ELABORAÇÃO DO PROJETO DA ESCOLA: O DISCURSO DOS PROFESSORES EM CONTRAPOSIÇÃO AO DISCURSO OFICIAL

Autores

  • Ana Maria Falsarella Universidade Bandeirante de São Paulo [UNIBAN]

Palavras-chave:

políticas educacionais, autonomia da escola, projeto pedagógico, cultura da escola, oralidade.

Resumo

“Como a escola interpreta e efetiva no cotidiano a proposta de autonomia para elaborar o projeto pedagógico?” foi a questão desencadeadora deste estudo, que analisa o papel da oralidade na construção de um ideal comum e na elaboração do projeto pedagógico. O trabalho, baseado em tese de doutorado (PUC-SP, 2005), se insere nos estudos sobre as políticas educacionais implantadas a partir da LDB-EN (9394/96). O tema foi analisado da perspectiva dos atores internos da escola e teve por foco as relações que se estabelecem entre cultura da escola e diretrizes do sistema de ensino. O estudo empírico realizado (escola pública de ensino fundamental de periferia da rede municipal de São Paulo) valeu-se de observações, entrevistas, exame do Plano Escolar, de outros documentos da escola e de materiais da Secretaria Municipal de Educação. A interpretação dos resultados ancorou-se na Sociologia da Educação e na Sociologia da Cultura. Conclusões: para a escola, a proposta legal de autonomia para elaborar o projeto pedagógico é esvaziada de sentido prático; a real autonomia resulta da teia cotidianamente tecida no seu interior, com base na oralidade, da qual emerge a cultura escolar.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Falsarella, A. M. (2007). O PAPEL DA ORALIDADE NA ELABORAÇÃO DO PROJETO DA ESCOLA: O DISCURSO DOS PROFESSORES EM CONTRAPOSIÇÃO AO DISCURSO OFICIAL. Revista Teias, 7(13-12), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24612