CELEBRIDADE E ANONIMATO: UMA ANÁLISE DOS DISPOSITIVOS DE CONSTRUÇÃO DA IMAGEM SÓCIO-PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO

Autores

  • Paula Perin Vicentini Universidade de São Paulo [USP]

Palavras-chave:

profissão docente, fotografia, representações sobre o magistério.

Resumo

O presente texto articula-se em torno de dois planos: ao mesmo tempo em que reúne breves observações acerca de produções mais recentes relativas à imagem social do magistério, analisa um corpus de fotografias publicadas, por ocasião do Dia do Professor, pela grande imprensa carioca entre os anos 1950 e 1960, cujo exame permite apreender a permanência de elementos que representam a profissão de maneira fortemente idealizada, privilegiando a dimensão afetiva da relação pedagógica e a nobreza da missão educativa, relegando a um segundo plano as condições de trabalho. Ao se propor a análise de fotografias de professoras publicadas por jornais de perfis diversos e em momentos bastante distintos da história brasileira, acredita-se poder contribuir para ampliar a compreensão que os professores (sobretudo os que estão em processo de formação inicial) têm do modo como representam o próprio trabalho, favorecendo a capacidade de questionar as formas pelas quais são construídos os significados que os identificam socialmente.

Biografia do Autor

Paula Perin Vicentini, Universidade de São Paulo [USP]

Professora da Faculdade de Educação da USP; Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Vicentini, P. P. (2007). CELEBRIDADE E ANONIMATO: UMA ANÁLISE DOS DISPOSITIVOS DE CONSTRUÇÃO DA IMAGEM SÓCIO-PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO. Revista Teias, 7(13-12), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24611