PINTURA E ALQUIMIA: ATELIÊ E LABORATÓRIO DA EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE

Autores

  • Rogério de Almeida UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Fernando de Carvalho Lopes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24603

Palavras-chave:

Pintura, Alquimia, Itinerários de Formação, Educação de Sensibilidade

Resumo

O artigo disserta sobre os pontos de contato entre as práticas da pintura medieval e da operatória alquímica ou, noutras palavras, trata da relação entre o ateliê do artista e o laboratório alquímico na perspectiva da arte-educação. Para isso, concebe-se a prática da pintura e da alquimia como atividades de exploração e experimentação sensíveis de materialidades plásticas. Essa concepção contribuiu para a explicitação e análise de como pintores e alquimistas se relacionavam com seus ingredientes e operações: por não contarem com conhecimentos cientificamente complexos e sem sofisticados instrumentos de medição, exploraram inúmeras substâncias e realizaram suas obras contando basicamente com seus cincos sentido corpóreos – tato, paladar, olfato, visão e audição. É, pois, essa dimensão corpórea e sensível que garantirá uma longa série de profundos e sutis conhecimentos sobre as substâncias trabalhadas por esses artífices, e que nos permitirá refletir sobre a dimensão da Arte-Educação. Assim, orientados por uma compreensão fenomenológica, indicaremos como as práticas de ateliê e do laboratório alquímico configuram-se como itinerários de formação que possibilitam a realização de uma Educação de Sensibilidade.

Biografia do Autor

Rogério de Almeida, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Lidera o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) e é um dos coordenadores do Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura). É Editor Colaborador para a área de Educação da Revista Machado de Assis em Linha. Bacharel em Letras (1997), Doutor em Educação (2005) e Livre-Docente em Cultura e Educação, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha com temas ligados a Cinema, Literatura, Filosofia Trágica e Imaginário.

Fernando de Carvalho Lopes, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pesquisador do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) da FEUSP.

Downloads

Publicado

12-04-2016

Como Citar

Almeida, R. de, & Lopes, F. de C. (2016). PINTURA E ALQUIMIA: ATELIÊ E LABORATÓRIO DA EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE. Revista Teias, 17(45), 187–202. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24603

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua