APONTAMENTOS SOBRE O GOVERNO ÉTICO-POLÍTICO DE USUÁRIOS DE MACONHA NO BRASIL

Autores

  • Tiago Magalhães Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24594

Palavras-chave:

Maconha. Governamentalidade. Educação.

Resumo

O artigo descreve aspectos de uma história da subjetividade de usuários de maconha no Brasil. Analisa discursos circulantes em estudos médicos e psiquiátricos do começo a meados do século XX e em interações entre usuários da droga em uma comunidade na internet. Orientado pela ferramenta analítica da governamentalidade, elaborada por Michel Foucault, conclui que o usuário de maconha foi construído historicamente, no Brasil, como um sujeito patológico e delinquente, sendo tal construção reelaborada, na contemporaneidade, a partir de racionalidades e tecnologias liberais de governo das condutas através da educação, de modo a conformar um sujeito autocontrolado e gestor de si mesmo. Tal processo, contudo, tem seus limites nas profundas divisões socioeconômicas da sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Tiago Magalhães Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 2016. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

24-05-2016

Como Citar

Ribeiro, T. M. (2016). APONTAMENTOS SOBRE O GOVERNO ÉTICO-POLÍTICO DE USUÁRIOS DE MACONHA NO BRASIL. Revista Teias, 17(45), 27–44. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24594