INFÂNCIA, CANDOMBLÉ E ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Eduardo Quintana UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Jaqueline de Fátima Ribeiro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24589

Palavras-chave:

infância, escolarização, religiosidade afro-brasileira

Resumo

O texto tem por base pesquisa em desenvolvimento, cujo objetivo é analisar a relação entre o terreiro e a escola, tem como cenário terreiros de candomblé situados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e, como sujeitos, praticantes do candomblé pertencentes a terreiros distintos. No texto apresentamos os primeiros dados da pesquisa, analisando a trajetória de uma das filhas de santo entrevistada. Conceição de Oxossi, mulher negra, de família candomblecista, e de seu filho Fajobi. Sua fala é permeada pelo sentido da maternidade e da identidade religiosa. Através dela, faremos uma imersão no universo religioso do candomblé, os motivos que levaram Conceição a ingressar no universo religioso afro-brasileiro, sua escolarização e a do filho, e as relações de preconceito e intolerância.

Biografia do Autor

Eduardo Quintana, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1995), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Simonsen (2000). Mestrado em Educação (Conceito CAPES 7) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2004) e Doutorado em Educação (Conceito CAPES 6) pela Universidade Federal Fluminense (2012). É pesquisador nos campos da Sociologia da Educação e das Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: Relação Família-Escola, Educação e Camadas Populares, Educação e Religiosidade de Matriz Africana, Espaços não Formais de Aprendizagem, Formação de Professores e Práticas Antidiscriminatórias. Atua na formação docente continuada de profissionais da Educação Básica. Coordenador Geral do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (MEC/UFF/SEEDUC). Atualmente desenvolve a pesquisa O TERREIRO E A ESCOLA: Novas perspectivas de análise a partir da Sociologia da Educação. Representante do Comitê Científico (na condição de suplente) do GT 14 (Sociologia da Educação) da ANPED. Coordenador do Laboratório de Diversidade, Educação e Cultura ? LaDEC, sediado no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira da Universidade Federal Fluminense (PENESB-UFF) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas NEABI-UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro).

Jaqueline de Fátima Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve pesquisa de mestrado sobre o tema: Infância no Terreiro de Candomblé. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, Cultura da Infância e Educação Infantil. Participa do Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural - UFF.

Downloads

Publicado

09-02-2016

Como Citar

Quintana, E., & Ribeiro, J. de F. (2016). INFÂNCIA, CANDOMBLÉ E ESCOLARIZAÇÃO. Revista Teias, 17(44), 223–236. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24589

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua