INFÂNCIA, CANDOMBLÉ E ESCOLARIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24589Palavras-chave:
infância, escolarização, religiosidade afro-brasileiraResumo
O texto tem por base pesquisa em desenvolvimento, cujo objetivo é analisar a relação entre o terreiro e a escola, tem como cenário terreiros de candomblé situados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e, como sujeitos, praticantes do candomblé pertencentes a terreiros distintos. No texto apresentamos os primeiros dados da pesquisa, analisando a trajetória de uma das filhas de santo entrevistada. Conceição de Oxossi, mulher negra, de família candomblecista, e de seu filho Fajobi. Sua fala é permeada pelo sentido da maternidade e da identidade religiosa. Através dela, faremos uma imersão no universo religioso do candomblé, os motivos que levaram Conceição a ingressar no universo religioso afro-brasileiro, sua escolarização e a do filho, e as relações de preconceito e intolerância.Downloads
Publicado
09-02-2016
Como Citar
Quintana, E., & Ribeiro, J. de F. (2016). INFÂNCIA, CANDOMBLÉ E ESCOLARIZAÇÃO. Revista Teias, 17(44), 223–236. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24589
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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