FILMOGRAFIA SOBRE OS SUJEITOS E SUAS DITAS DEFICIÊNCIAS: PENSANDO O PENSAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24578Palavras-chave:
Educação e Cinema, Filmografia sobre portadores de necessidades especiais, Questões sobre a DiferençaResumo
Partindo da ideia de que é preciso pensar os nossos próprios pensamentos, o artigo contém uma reflexão sobre a diferença, presente em toda a cena social e questões relacionadas à mesma. Para tanto, apresenta dados e considerações analíticas relativas à produção cinematográfica cujo argumento incide na temática das necessidades especiais, presente no universo das ditas deficiências. Na sequencia, e entendendo que tais classificações são uma construção sócio-histórica, o artigo discute três ordens de questões associados a esta temática: a ideia de que há regimes de verdade e sistemas de classificação socialmente construídos que criam estigmas e esquemas de percepção; a ideia de que as diferenças não raro reverberam em desigualdades sociais, além de estarem superpostas a outros pertencimentos sociais dos indivíduos e grupos; a idéia de que a noção de tolerância é insuficiente e mantém a própria noção de intolerância, visto que se trata não de tolerar as diferenças, mantendo-se o domínio do mais forte. Diferentemente, trata-se do exercício da hospitalidade, da acolhida irrestrita ás diferenças e diferentes considerados como iguais enquanto cidadãos de direitos, sem quaisquer hierarquizações mediante as quais o que se tolera e quem se tolera continuam sendo pensados e tratados como inferiores ou piores.Downloads
Publicado
22-02-2016
Como Citar
de Castro Teixeira, I. A., & de Grammont, M. J. (2016). FILMOGRAFIA SOBRE OS SUJEITOS E SUAS DITAS DEFICIÊNCIAS: PENSANDO O PENSAMENTO. Revista Teias, 17(44), 31–49. https://doi.org/10.12957/teias.2016.24578
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.