AS POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DE ESCOLARIZAÇÃO: ABORDAGENS HISTÓRICAS DE IVOR F. GOODSON

Andréa Villela Mafra da Silva

Resumo


O livro que em seu título original é The politics of curriculum and schooling: historical approaches foi traduzido para a língua portuguesa por Vera Joscelyne e publicado no ano de 2013 pela Editora Vozes na Cidade do Rio de Janeiro. Nesta obra o autor defende a importância das narrativas e histórias de vida na compreensão do currículo. Destaca a atuação dos docentes nas tomadas de decisão e propõe que na escola seja substituído o currículo como prescrição pelo currículo como narração. De acordo com Goodson (2013), o currículo como narração pressupõe a centralidade pessoal no processo educativo. O currículo como prescrição é descrito como resultado de imposições e é elaborado pelos órgãos públicos.

Palavras-chave


Educação, Currículo, Narrativas

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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