AS POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DE ESCOLARIZAÇÃO: ABORDAGENS HISTÓRICAS DE IVOR F. GOODSON

Autores

  • Andréa Villela Mafra da Silva Doutoranda no ProPEd/UERJ Professora do Ensino Superior ISERJ/FAETEC Coordenadora de Tutoria do PNAP/UNIRIO

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Narrativas

Resumo

O livro que em seu título original é The politics of curriculum and schooling: historical approaches foi traduzido para a língua portuguesa por Vera Joscelyne e publicado no ano de 2013 pela Editora Vozes na Cidade do Rio de Janeiro. Nesta obra o autor defende a importância das narrativas e histórias de vida na compreensão do currículo. Destaca a atuação dos docentes nas tomadas de decisão e propõe que na escola seja substituído o currículo como prescrição pelo currículo como narração. De acordo com Goodson (2013), o currículo como narração pressupõe a centralidade pessoal no processo educativo. O currículo como prescrição é descrito como resultado de imposições e é elaborado pelos órgãos públicos.

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Publicado

24-01-2015

Como Citar

Mafra da Silva, A. V. (2015). AS POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DE ESCOLARIZAÇÃO: ABORDAGENS HISTÓRICAS DE IVOR F. GOODSON. Revista Teias, 16(40), 247–250. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24562