TRABALHO INFANTOJUVENIL: notas sobre concepções e práticas.
Palavras-chave:
Educação, TrabalhoResumo
O trabalho infantojuvenil, parte da composição orgânica do capital, em nível mundial, garante redução de preço de mercadorias exportadas e em países como o Brasil, assegura produção imediata a baixo custo e, de forma mediata, potencializa sobrantes. O artigo analisa concepções e práticas sobre o trabalho infantojuvenil, tendo como campo políticas protetivas ao infantojuvenil, dialogando com a produção do GTTE da ANPEd sobre a temática. Para concluir apontando dificuldades de dar combate à contradição principal do fenômeno – crianças e adolescentes inseridos de forma precoce e⁄ou desprotegida no mundo do trabalho – a perda da potência ontológica do trabalho. Palavras-chave: exploração do trabalho infantojuvenil; concepções e práticas; políticas protetivas.Downloads
Publicado
27-01-2015
Como Citar
FONSECA, Laura Souza. TRABALHO INFANTOJUVENIL: notas sobre concepções e práticas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 40, p. 204–221, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24559. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.