TRABALHO INFANTOJUVENIL: notas sobre concepções e práticas.

Autores

  • Laura Souza Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação, Trabalho

Resumo

O trabalho infantojuvenil, parte da composição orgânica do capital, em nível mundial, garante redução de preço de mercadorias exportadas e em países como o Brasil, assegura produção imediata a baixo custo e, de forma mediata, potencializa sobrantes. O artigo analisa concepções e práticas sobre o trabalho infantojuvenil, tendo como campo políticas protetivas ao infantojuvenil, dialogando com a produção do GTTE da ANPEd sobre a temática. Para concluir apontando dificuldades de dar combate à contradição principal do fenômeno – crianças e adolescentes inseridos de forma precoce e⁄ou desprotegida no mundo do trabalho – a perda da potência ontológica do trabalho. Palavras-chave: exploração do trabalho infantojuvenil; concepções e práticas; políticas protetivas.

Biografia do Autor

Laura Souza Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na FACED/UFRGS e credenciada no PPGEDU/UFRGS, linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE).

Downloads

Publicado

27-01-2015

Como Citar

Fonseca, L. S. (2015). TRABALHO INFANTOJUVENIL: notas sobre concepções e práticas. Revista Teias, 16(40), 204–221. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24559

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua