“SOU NASCIDA E CRIADA AQUI” SUJEITOS, LUGARES HABITADOS E ESCOLAS DO CAMPO

Autores

  • Maria Terezinha Espinosa Oliveira Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação do Campo

Resumo

Este texto traz reflexões produzidas no movimento de tecer os fios das concepções, princípios, saberes e fazeres da escola entrelaçados nos fios das vidas dos sujeitos que habitam esta mesma escola. Trata-se de pensar os desafios na construção do projeto educativo das escolas do campo a partir de pesquisas desenvolvidas em um município na região serrana do estado do Rio de Janeiro numa perspectiva compreensiva, considerando a vida cotidiana dos sujeitos e os lugares habitados revelada nas práticas sociais e culturais que são ao mesmo tempo plurais e singulares. Analisa as configurações das franjas do rural/urbano no âmbito do conceito de educação do campo, compreendendo-o como espaço de possibilidades da relação dos seres humanos com a produção das condições de existência social.

Biografia do Autor

Maria Terezinha Espinosa Oliveira, Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO

Doutora em Educação, professora titular e coordenadora do curso de Pedagogia do UNIFESO, coordenadora institucional do PIBID/UNIFESO

Downloads

Publicado

03-11-2014

Como Citar

Oliveira, M. T. E. (2014). “SOU NASCIDA E CRIADA AQUI” SUJEITOS, LUGARES HABITADOS E ESCOLAS DO CAMPO. Revista Teias, 16(40), 118–133. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24554

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua