“SOU NASCIDA E CRIADA AQUI” SUJEITOS, LUGARES HABITADOS E ESCOLAS DO CAMPO

Maria Terezinha Espinosa Oliveira

Resumo


Este texto traz reflexões produzidas no movimento de tecer os fios das concepções, princípios, saberes e fazeres da escola entrelaçados nos fios das vidas dos sujeitos que habitam esta mesma escola. Trata-se de pensar os desafios na construção do projeto educativo das escolas do campo a partir de pesquisas desenvolvidas em um município na região serrana do estado do Rio de Janeiro numa perspectiva compreensiva, considerando a vida cotidiana dos sujeitos e os lugares habitados revelada nas práticas sociais e culturais que são ao mesmo tempo plurais e singulares. Analisa as configurações das franjas do rural/urbano no âmbito do conceito de educação do campo, compreendendo-o como espaço de possibilidades da relação dos seres humanos com a produção das condições de existência social.

Palavras-chave


Pedagogia;Educação do Campo

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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