DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO: DO PRECONCEITO AO RECONHECIMENTO
Resumo
O texto debate sobre os conceitos de igualdade e diferença no contexto escolar, explorando suas repercussões nas propostas educacionais ancoradas em modelos de integração, inclusão e nas perspectivas interculturais de educação. Inicialmente, discutimos as tensões identitárias presentes no debate entre diferença e igualdade, ressaltando os riscos que a ênfase e a desarticulação entre os conceitos podem gerar em termos de homogeneização ou diferenciação dos estudantes nos processos escolares. Em seguida, buscamos apresentar e diferenciar os processos de integração e inclusão, distinguindo as diferentes abordagens que cada processo destina à articulação entre igualdade e diferença. Finalmente, elencamos proposições referentes às culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, estabelecendo aproximações com as abordagens interculturais em educação, intencionando provocar necessárias desestabilizações em nossa cultura escolar rumo à dimensões que reconheçam o direito e a importância da diferença.
Palavras-chave
Igualdade/diferença, identidades, inclusão/exclusão, perspectiva intercultural, educação.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias