A INVENÇÃO COTIDIANA DA CIÊNCIA ESCOLAR: SOBRE REDE DE SABERES E MANEIRAS DE INSTITUIR PRÁTICAS PEDAGÓGICASCURRICULARES

Autores

  • Clivio Pimentel Junior Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Acontecimentos curriculares, Ciência, Cotidiano, Formação em exercício de professores, Práticas pedagógicascurriculares

Resumo

Partindo de um mergulho nos cotidianos da/na formação em exercício de professores, o trabalho problematiza as inter-relações entre as redes de saberes dos praticantes curriculares e as negociações estruturantes das maneiras de instituir a ciência nos acontecimentos curriculares nos espaçostempos escolares. Argumento pela defesa de abordagens complexas e compreensivas na investigação dos/nos cotidianos dos processos formativos, sobretudo na formação simultânea ao exercício, de modo a valorizar as práticas pedagógicascurriculares das professoras-cursistas com ampla vivência escolar. Defendo que a invenção cotidiana da ciência nos espaçostempos escolares emerge em temporalidades singulares, o que põe em xeque a imagem da ciência escolar como deformadora da ciência de referência.

Biografia do Autor

Clivio Pimentel Junior, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação. Professor no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, PARFOR, Departamento de Educação/Campus I, Universidade do Estado da Bahia. Membro dos Grupos de Pesquisa Formação em Exercício de Professores – FEP/FACED/UFBA e Forma(em)Ação – GEFEP/DEDCI/UNEB.

Downloads

Publicado

18-06-2015

Como Citar

Junior, C. P. (2015). A INVENÇÃO COTIDIANA DA CIÊNCIA ESCOLAR: SOBRE REDE DE SABERES E MANEIRAS DE INSTITUIR PRÁTICAS PEDAGÓGICASCURRICULARES. Revista Teias, 16(42), 163–176. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24539

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua