ÉTICA, PESQUISA E IMAGEM DE POVOS INDÍGENAS

Autores

  • Iara Tatiana Bonin Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil - PPGEDU ULBRA
  • Daniela Ripoll rograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil - PPGEDU ULBRA
  • Luís Henrique Sacchi dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ética em Pesquisa, Povos Indígenas, Imagem.

Resumo

Este artigo explora dois temas principais: a) a centralidade das imagens na cultura contemporânea b) e o candente debate sobre questões éticas em pesquisa a partir da aplicação do modelo biomédico às ciências humanas. Ele explora a ética e a pesquisa em educação com foco na legislação que regulamenta a pesquisa com povos indígenas. O texto ainda argumenta que a reiteração de certas imagens constitui uma poderosa iconografia sobre os povos indígenas, a qual contribui para naturalizar certas representações sobre eles. Finalmente, o artigo também defende que seria oportuno garantir práticas éticas pluralistas (de mudança e ética circunstancial de pesquisa em educação) em vez de considerar um conjunto de princípios e condutas éticas predeterminado.

Biografia do Autor

Iara Tatiana Bonin, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil - PPGEDU ULBRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

Daniela Ripoll, rograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil - PPGEDU ULBRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche pela University of Plymouth; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Integrou o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil (2007 a 2011).

Luís Henrique Sacchi dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; realizou estágio pós-doutoral sênior (CAPES) junto ao Departamento de Ciências Sociais, Saúde e Medicina, do King's College - University of London, sob supervisão do Dr. Nikolas Rose. Professor Associado no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS.

Downloads

Publicado

05-08-2015

Como Citar

Bonin, I. T., Ripoll, D., & dos Santos, L. H. S. (2015). ÉTICA, PESQUISA E IMAGEM DE POVOS INDÍGENAS. Revista Teias, 16(42), 125–145. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24537

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua