QUE IMPORTA?

Karina Valença, Maria Thereza Didier, Rui Mesquita

Resumo


Neste artigo nós analisamos a crise na cultura produtivista no âmbito da academia, percebendo-a como acontecimento que pode conduzir a radicais rotas de fuga. Para ganhar tal potência política temos que indagar a noção moderna de autoria, construindo um ambiente que seja capaz de ampliar as possibilidades de sentir e anunciar. Narramos, com esse objetivo, três cenas, quais sejam, Narreduc, Baobá e Ocupe Estelita. Na esteira do desconstrucionismo da filosofia do sujeito, dialogamos - a partir de Foucault - com autores que nos possibilitam por em questão o estatuto do autor, entendido como uma das principais encarnações da metafísica da subjetividade. Defendemos, finalmente, a partir das experiências estéticas narradas, a necessidade de invenção de um modo narrativo e não autoral de fazer educação - com o alerta de que isso requer o enfrentamento da aridez e inflexibilidade de nossas instituições.

Palavras-chave


Autor. Narrativa. Estética. Produtivismo acadêmico.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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