QUE IMPORTA?

Autores

  • Karina Valença Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Maria Thereza Didier Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Rui Mesquita UFPE

Palavras-chave:

Autor. Narrativa. Estética. Produtivismo acadêmico.

Resumo

Neste artigo nós analisamos a crise na cultura produtivista no âmbito da academia, percebendo-a como acontecimento que pode conduzir a radicais rotas de fuga. Para ganhar tal potência política temos que indagar a noção moderna de autoria, construindo um ambiente que seja capaz de ampliar as possibilidades de sentir e anunciar. Narramos, com esse objetivo, três cenas, quais sejam, Narreduc, Baobá e Ocupe Estelita. Na esteira do desconstrucionismo da filosofia do sujeito, dialogamos - a partir de Foucault - com autores que nos possibilitam por em questão o estatuto do autor, entendido como uma das principais encarnações da metafísica da subjetividade. Defendemos, finalmente, a partir das experiências estéticas narradas, a necessidade de invenção de um modo narrativo e não autoral de fazer educação - com o alerta de que isso requer o enfrentamento da aridez e inflexibilidade de nossas instituições.

Biografia do Autor

Karina Valença, Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Karina Mirian da Cruz Valença Alves; professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Rui Mesquita, UFPE

Rui G. M. Mesquita é professor adjunto do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosófocos do Centro de Educação da UFPE. Tem graduação em História pela Universidade Católica de Pernambuco e mestrado e doutorado em sociologia pela UFPE.

Downloads

Publicado

04-08-2015

Como Citar

Valença, K., Didier, M. T., & Mesquita, R. (2015). QUE IMPORTA?. Revista Teias, 16(42), 83–95. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24534