PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO NARRATIVA COM PROFESSORES EM EXERCÍCIO: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Filomena Maria de Arruda Monteiro

Resumo

O presente estudo buscou compreender o desenvolvimento profissional de professores em exercício, concebendo esse fazer docente como um dos contextos formativos diferenciados no processo de tornar-se professor. Utilizando da investigação narrativa consideramos as dimensões das experiências e das biografias por meio de relatos orais e escritos O recorte apresentado neste texto emergiu das narrativas de professores iniciantes. A investigação possibilitou processo formativo colaborativo para que os discursos narrativos se constituíssem, pois a preocupação com a significação das experiências sobre o aprender a ensinar propiciava o entendimento moral e político mais amplo acerca do que é ensinar, bem como de seus desafios e contradições.

Downloads

Publicado

10-09-2014

Como Citar

Arruda Monteiro, F. M. de. (2014). PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO NARRATIVA COM PROFESSORES EM EXERCÍCIO: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Revista Teias, 15(37), 118–129. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24424