O PROCESSO PEDAGÓGICO INVISÍVEL DESENVOLVIDO POR MULHERES: O ENSINAR E APRENDER DA TECELAGEM MANUAL NAS MINAS GERAIS

Autores

  • Amanda Motta Castro UNISINOS
  • Edla Eggert Eggert UNISINOS

Resumo

Esse texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a pesquisa de doutorado em andamento. O olhar aqui é sobre Gênero, Artesanato e a invisibilidade da produção das mulheres desenvolvida na cidade de Resende Costa em Minas Gerais. O objetivo principal da pesquisa é compreender como ocorre o processo pedagógico de ensino e aprendizagem não formal de tecelagem manual nas Minas Gerais. . A pesquisa é desenvolvida no município de Resende Costa, microrregião de São João Del Rei. Essa pesquisa tem como base o conhecimento feminista e a Educação Popular, visando trabalhar, sobretudo, nos estudos que vêm sendo produzidos e problematizados no Brasil e na América Latina. A metodologia dessa pesquisa ocorre por meio da observação participante, entrevistas individuais e narrativas de histórias de vida. Como ocorre o ensino e aprendizagem de uma técnica milenar que sobrevive no Brasil, no estado de Minas Gerais. Tendo como base os estudos feministas, a Educação Popular e a empiria nos dois estados, procuramos problematizar e compreender esse processo socialmente invisibilizado.

Biografia do Autor

Amanda Motta Castro, UNISINOS

Mestre em Educação pela UNISINOS. Doutoranda em Educação pela mesma instituição. Bolsista CAPES processo número 8222/13-4

Edla Eggert Eggert, UNISINOS

DOUTORA EM TEOLOGIA PELA ESTE. PROFESSORA DO PPGEDU UNISINOS.

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Publicado

10-09-2014

Como Citar

Castro, A. M., & Eggert, E. E. (2014). O PROCESSO PEDAGÓGICO INVISÍVEL DESENVOLVIDO POR MULHERES: O ENSINAR E APRENDER DA TECELAGEM MANUAL NAS MINAS GERAIS. Revista Teias, 15(37), 71–81. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24421