“ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Maria Alfredo Lopes Moreira

Resumo


Tendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva crítica,delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional