“ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL

Autores

  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
  • Maria Alfredo Lopes Moreira

Resumo

Tendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva crítica,delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal.

Downloads

Publicado

10-09-2014

Como Citar

Anunciato de Oliveira, R. M. M., & Lopes Moreira, M. A. (2014). “ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL. Revista Teias, 15(37), 13–28. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24418