Da particularidade à globalidade dos discursos de uma nova era: a essência da “coisa” ou a “coisa” da essência

Autores

  • Paulo Marinho Doutor em Ciências da Educação, membro colaborador da equipa de investigação do Centro de Investigação e Intervenção Educativa (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Portugal
  • Elisa Carvalho Mestre em Ciências da Educação, Coordenadora do Gabinete de Apoio ao aluno e à família no Agrupamento de Escolas de Pedome, Portugal

Resumo

A principal finalidade deste artigo é discutir e analisar reflexivamente a possibilidade de uma transmutação da era moderna para uma “nova” era – “Pós-modernidade”, “Modernidade radicalizada”, “Crise da Modernidade” ou outra “coisa” qualquer. Esta discussão tem como referência vários teóricos (GIDDENS, 1996; BECK, 1992; BERMAN, 1982; TOURAINE, 1998) e o confronto de discursos emergentes em artigos de jornais e revistas noticiosas. O artigo suscita um conjunto de reflexões e (in)conclusões, entre outras: a vivência de uma “nova” forma de ser e de estar na(s) sociedade(s); o consenso sobre a “nova coisa” entre os teóricos está longe de se concretizar e os discursos produzidos sobre fatos vivenciados atropelam-se na contextualização e definição da modernidade e pós-modernidade.

Biografia do Autor

Elisa Carvalho, Mestre em Ciências da Educação, Coordenadora do Gabinete de Apoio ao aluno e à família no Agrupamento de Escolas de Pedome, Portugal

Mestre em Ciências da Educação, Coordenadora do Gabinete de Apoio ao aluno e à família no Agrupamento de Escolas de Pedome, Portugal

Downloads

Publicado

15-04-2014

Como Citar

Marinho, P., & Carvalho, E. (2014). Da particularidade à globalidade dos discursos de uma nova era: a essência da “coisa” ou a “coisa” da essência. Revista Teias, 15(35), 202–221. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24412