OS SENTIDOS DA EJA NOS PERCURSOS BIOGRÁFICOS DOS JOVENS

Autores

  • Mariane Brito Brito Universidade Federal Fluminese UFF

Resumo

Com esta pesquisa, objetivei apreender os motivos e os contextos de abandono da escola e o retorno à escolarização de jovens do ensino fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro (RJ). Como metodologia de trabalho de campo, adotei a abordagem biográfica empregada em forma de relato. Os dados me proporcionaram apreender experiências de vida e interpretar biografias naquilo que se refere à trajetória escolar. Foram entrevistados oito jovens, com idades entre 15 e 29 anos, que se encontravam matriculados na modalidade EJA. O processo analítico revelou múltiplos percursos e significados que os jovens da EJA atribuíram ao seu retorno à instituição escolar e às suas inter-relações com outras esferas não escolares. Palavras-Chave: jovens; percursos biográficos; EJA.

Biografia do Autor

Mariane Brito Brito, Universidade Federal Fluminese UFF

Mariane Brito da Costa, possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, Pós-graduação lato-sensu em Psicomotricidade, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense -UFF. Atualmente é professora de Educação Física das redes municipal e estadual de educação da cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

06-04-2014

Como Citar

Brito, M. B. (2014). OS SENTIDOS DA EJA NOS PERCURSOS BIOGRÁFICOS DOS JOVENS. Revista Teias, 15(35), 149–162. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24408