PRÁTICAS CULTURAIS EM MUSEUS: EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EJA?

Autores

  • Catia Maria Souza de Vasconcelos Vianna UERJ

Resumo

O artigo reúne reflexões a respeito de museus como instituições em que se realizam práticas culturais e que, por isso mesmo, constituem potenciais espaços de educação continuada para professores de EJA, a partir do reconhecimento de sua função social na contemporaneidade. Enfatiza a necessária ressignificação desses espaços pelos professores, tendo em vista especificidades dos estudantes jovens e adultos, no movimento de (re)apropriação de contextos e de diferentes práticas culturais que ocorrem em outros espaços que educam na sociedade, para além da escola. Demonstra que conceitos/noções de rizoma e de rede fundamentam epistemologicamente a ação educativa de museus, na perspectiva intercultural e transdisciplinar, podendo assim ampliar a experiência pessoal e coletiva de usufruto de bens culturais. Palavras chave: práticas culturais em museus, educação continuada, educação de jovens e adultos.

Biografia do Autor

Catia Maria Souza de Vasconcelos Vianna, UERJ

Possui o curso de magistério (1994), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com habilitação em Educação de Jovens e Adultos (2001). Cursando o mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Foi técnica em assuntos educacionais do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Atualmente é professora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Duque de Caxias. Participa como bolsista do Grupo de Pesquisa Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), da Faculdade de Educação (UERJ), no desenvolvimento da pesquisa Diagnóstico da Qualidade de Ensino na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso no município do Rio de Janeiro, coordenado pela professora Jane Paiva (2014).

Downloads

Publicado

08-04-2014

Como Citar

Vianna, C. M. S. de V. (2014). PRÁTICAS CULTURAIS EM MUSEUS: EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EJA?. Revista Teias, 15(35), 108–131. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24406