PRÁTICAS CULTURAIS EM MUSEUS: EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EJA?

Catia Maria Souza de Vasconcelos Vianna

Resumo


O artigo reúne reflexões a respeito de museus como instituições em que se realizam práticas culturais e que, por isso mesmo, constituem potenciais espaços de educação continuada para professores de EJA, a partir do reconhecimento de sua função social na contemporaneidade. Enfatiza a necessária ressignificação desses espaços pelos professores, tendo em vista especificidades dos estudantes jovens e adultos, no movimento de (re)apropriação de contextos e de diferentes práticas culturais que ocorrem em outros espaços que educam na sociedade, para além da escola. Demonstra que conceitos/noções de rizoma e de rede fundamentam epistemologicamente a ação educativa de museus, na perspectiva intercultural e transdisciplinar, podendo assim ampliar a experiência pessoal e coletiva de usufruto de bens culturais.
Palavras chave: práticas culturais em museus, educação continuada, educação de jovens e adultos.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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