Diálogos com educadores(as) de pessoas jovens e de adultas sobre suas experiências e saberes profissionais docentes
Resumo
O presente artigo objetiva analisar os elementos identificadores e diferenciadores da constituição da docência com educadores de jovens e adultos. Adota os pressupostos da pesquisa colaborativa, com quatro professores de uma escola pública de Vitória da Conquista/BA. Evidencia-se um imbricamento entre as dimensões pessoais e profissionais no tornar-se professor(a). As experiências de vida e iniciativas no contexto educativo vão se entrelaçando no cotidiano da profissão docente, em que várias motivações orientam a inserção dos partícipes na educação de jovens e adultos, entre elas, a influência familiar e as escolhas pessoais. Identificam-se, ainda, desafios pelos quais passaram e passam os partícipes e, ao mesmo tempo, suas estratégias para melhorar de vida, articulando estudo e trabalho.
Palavras-chave: Saberes. Docência e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Palavras-chave: Saberes. Docência e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias