Diálogos com educadores(as) de pessoas jovens e de adultas sobre suas experiências e saberes profissionais docentes

Autores

  • José Jackson Reis dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Márcia Maria Gurgel Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Resumo

O presente artigo objetiva analisar os elementos identificadores e diferenciadores da constituição da docência com educadores de jovens e adultos. Adota os pressupostos da pesquisa colaborativa, com quatro professores de uma escola pública de Vitória da Conquista/BA. Evidencia-se um imbricamento entre as dimensões pessoais e profissionais no tornar-se professor(a). As experiências de vida e iniciativas no contexto educativo vão se entrelaçando no cotidiano da profissão docente, em que várias motivações orientam a inserção dos partícipes na educação de jovens e adultos, entre elas, a influência familiar e as escolhas pessoais. Identificam-se, ainda, desafios pelos quais passaram e passam os partícipes e, ao mesmo tempo, suas estratégias para melhorar de vida, articulando estudo e trabalho. Palavras-chave: Saberes. Docência e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Downloads

Publicado

15-04-2014

Como Citar

dos Santos, J. J. R., & Ribeiro, M. M. G. (2014). Diálogos com educadores(as) de pessoas jovens e de adultas sobre suas experiências e saberes profissionais docentes. Revista Teias, 15(35), 88–107. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24405