A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/AL

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, David dos Santos Calheiros, Elisangela Leal de Oliveira Mercado, Francy Kelle Rodrigues Silva, Marily Oliveira Barbosa, Soraya Dayanna Guimarães Santos

Resumo


O objetivo deste artigo foi sintetizar os resultados preliminares de grupos focais que discutiram a formação dos professores de Salas de Recursos Multifuncionais no município de Maceió/Alagoas. Os resultados mostraram que as professoras consideravam as ações de formação continuada como sendo de caráter emergencial, aligeirado e compensatório. Por outro lado, enfatizavam que essas ações deveriam ser realizadas processualmente e com um início, meio e fim. Pôde-se concluir que a formação continuada no munícipio de Maceió tinha como foco superar as insuficiências da formação inicial para a realização das múltiplas e complexas atribuições do professor do AEE, faltando-lhe, no entanto, continuidade.

Palavras-chave: Educação Especial. Formação de Professores. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recurso Multifuncional.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional