A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/AL

Autores

  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto e Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFAL.
  • David dos Santos Calheiros Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela UFSCar. Durante a graduação em Educação Física foi bolsista de Iniciação Científica pela CAPES.
  • Elisangela Leal de Oliveira Mercado Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UFAL e Docente do Centro de Educação da UFAL.
  • Francy Kelle Rodrigues Silva Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UFAL
  • Marily Oliveira Barbosa Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UFAL
  • Soraya Dayanna Guimarães Santos Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UFAL

Resumo

O objetivo deste artigo foi sintetizar os resultados preliminares de grupos focais que discutiram a formação dos professores de Salas de Recursos Multifuncionais no município de Maceió/Alagoas. Os resultados mostraram que as professoras consideravam as ações de formação continuada como sendo de caráter emergencial, aligeirado e compensatório. Por outro lado, enfatizavam que essas ações deveriam ser realizadas processualmente e com um início, meio e fim. Pôde-se concluir que a formação continuada no munícipio de Maceió tinha como foco superar as insuficiências da formação inicial para a realização das múltiplas e complexas atribuições do professor do AEE, faltando-lhe, no entanto, continuidade. Palavras-chave: Educação Especial. Formação de Professores. Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recurso Multifuncional.

Downloads

Publicado

15-04-2014

Como Citar

Fumes, N. de L. F., Calheiros, D. dos S., Mercado, E. L. de O., Silva, F. K. R., Barbosa, M. O., & Santos, S. D. G. (2014). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/AL. Revista Teias, 15(35), 71–87. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24404