EMANCIPAÇÂO SOCIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): uma reflexão a partir dos postulados de Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos

Autores

  • Elisabete Carlos Vale Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Esse texto apresenta as principais discussões propostas em minha tese de doutorado a respeito da questão da Emancipação Social, a partir de um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e o de Boaventura de Sousa Santos. A tese buscou refletir sobre práticas curriculares cotidianas vivenciadas em salas de aula de EJA com o objetivo principal de identificar indícios de práticas educativas emancipatórias presentes nos “currículos praticados” decorrentes dos diferentes saberesfazeres produzidos cotidianamente, pelos sujeitos da EJA. Partiu-se do pressuposto de que há, nas práticas de EJA, mesmo tendo como foco o cânone da escola regular com seus tempos, espaços e currículos rigidamente delimitados, possibilidade de tessituras de práticas educativas emancipatórias para além das forças reguladoras das normas (OLIVEIRA, 2003). Além dos aportes de Paulo Freire e Boaventura Santos para o debate sobre a “emancipação social”, usou-se as reflexões de Inês Barbosa de Oliveira sobre “cotidiano e currículos praticados”. Feitas as reflexões conceituais, aborda-se os desafios, limites e perspectivas presentes no campo da Educação de Jovens e Adultos em contextos de escolarização para efetivação de práticas educativas emancipatórias.

Biografia do Autor

Elisabete Carlos Vale, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

24-04-2014

Como Citar

Vale, E. C. (2014). EMANCIPAÇÂO SOCIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): uma reflexão a partir dos postulados de Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos. Revista Teias, 15(35), 2–27. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24400