EMANCIPAÇÂO SOCIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): uma reflexão a partir dos postulados de Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos

Elisabete Carlos Vale

Resumo


Esse texto apresenta as principais discussões propostas em minha tese de doutorado a respeito da questão da Emancipação Social, a partir de um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e o de Boaventura de Sousa Santos. A tese buscou refletir sobre práticas curriculares cotidianas vivenciadas em salas de aula de EJA com o objetivo principal de identificar indícios de práticas educativas emancipatórias presentes nos “currículos praticados” decorrentes dos diferentes saberesfazeres produzidos cotidianamente, pelos sujeitos da EJA. Partiu-se do pressuposto de que há, nas práticas de EJA, mesmo tendo como foco o cânone da escola regular com seus tempos, espaços e currículos rigidamente delimitados, possibilidade de tessituras de práticas educativas emancipatórias para além das forças reguladoras das normas (OLIVEIRA, 2003). Além dos aportes de Paulo Freire e Boaventura Santos para o debate sobre a “emancipação social”, usou-se as reflexões de Inês Barbosa de Oliveira sobre “cotidiano e currículos praticados”. Feitas as reflexões conceituais, aborda-se os desafios, limites e perspectivas presentes no campo da Educação de Jovens e Adultos em contextos de escolarização para efetivação de práticas educativas emancipatórias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional