CONTRIBUIÇOES DE PAULO FREIRE PARA PENSAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE MULTICULTURAL

claudete da Cruz, Gomercindo Ghiggi, Cláudia Battestin

Resumo


O presente artigo busca refletir em torno da dimensão cultural evidenciada na pedagogia freireana, como importante indicador pedagógico para pensar o processo de ensino e aprendizagem no atual contexto da sociedade contemporânea, em que se observa a emergência da multiculturalidade na educação. Paulo Freire será tomado como referência central, pois, através da leitura crítica do seu mundo, o nordeste brasileiro, apontou a cultura como elemento essencial no processo de alfabetização. A sua experiência do exílio estimulou seu interesse pela diversidade cultural, incorporando-a ao seu pensamento educacional, revelando a relevância de se conhecer e respeitar outras culturas.
Palavras-Chaves: Sociedade Multicultural, Cultura Popular, Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional