CONTRIBUIÇOES DE PAULO FREIRE PARA PENSAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE MULTICULTURAL

Autores

  • claudete da Cruz Universidade Federal de Pelotas
  • Gomercindo Ghiggi
  • Cláudia Battestin

Resumo

O presente artigo busca refletir em torno da dimensão cultural evidenciada na pedagogia freireana, como importante indicador pedagógico para pensar o processo de ensino e aprendizagem no atual contexto da sociedade contemporânea, em que se observa a emergência da multiculturalidade na educação. Paulo Freire será tomado como referência central, pois, através da leitura crítica do seu mundo, o nordeste brasileiro, apontou a cultura como elemento essencial no processo de alfabetização. A sua experiência do exílio estimulou seu interesse pela diversidade cultural, incorporando-a ao seu pensamento educacional, revelando a relevância de se conhecer e respeitar outras culturas. Palavras-Chaves: Sociedade Multicultural, Cultura Popular, Educação

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Publicado

28-07-2014

Como Citar

Cruz, claudete da, Ghiggi, G., & Battestin, C. (2014). CONTRIBUIÇOES DE PAULO FREIRE PARA PENSAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE MULTICULTURAL. Revista Teias, 15(36), 14. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24391

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua