“Babá, bubu, Totó”: A produção de culturas infantis e brincadeiras no contato com a literatura infantil

Autores

  • Debora Perillo Samori Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Resumo

Considerando as políticas públicas de incentivo à leitura literária nas escolas, procurou-se investigar se haveria espaço e tempo para produção de culturas infantis e brincadeiras com a linguagem pelo contato com literatura infantil diante da reorganização escolar para ampliação do ensino fundamental (por meio de Leis Federais). Utilizou-se o referencial da pesquisa com crianças e a abordagem etnográfica para o acompanhamento de um grupo de crianças de seis anos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Verificou-se que ainda que haja presença demasiada do adulto na negociação de significados que as crianças dão ao que é lido, há produção de culturas infantis nas brincadeiras e jogos com a linguagem e na coprodução de cultura lúdica do grupo. Palavras-chave: culturas infantis, brincadeiras, literatura infantil.

Biografia do Autor

Debora Perillo Samori, Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Mestre pela Faculdade de Educação da USP na área da Sociologia da Educação por meio de pesquisa realizada com bolsa de estudos concedida pela FAPESP. Especialista em alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz, atua como formadora de professores e coordenadores pedagógicos de educação infantil e ensino fundamental na área de Alfabetização e didática da Língua Portuguesa pela Comunidade Educativa CEDAC. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem experiência na área de educação, como professora e formadora de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: infância, culturas infantis, formação de professores, didática da língua, alfabetização e literatura infantil.

Downloads

Publicado

28-07-2014

Como Citar

Samori, D. P. (2014). “Babá, bubu, Totó”: A produção de culturas infantis e brincadeiras no contato com a literatura infantil. Revista Teias, 15(36), 17. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24390

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua