Políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação: a proposta do “salto de qualidade na educação carioca” em discussão (2009-2012)

Marcio Martins Costa Brigeiro, Luiz Fernando Conde Sangenis

Resumo


O artigo problematiza o Projeto “Salto de Qualidade na Educação Carioca”, eixo retórico da política educacional posta em movimento na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2009. Na análise da ação pública local durante o primeiro mandato de Eduardo Paes na Prefeitura, identificamos a sua tardia e peculiar imersão num projeto político-educacional arcaico que insiste em qualificar a educação pública com base em valores neoliberais e tecno-objetivistas. O texto procura evocar a reflexão sobre os custos sociais da práxis política municipal, traduzida em determinadas ações de intervenção pedagógica e gerencial, que vem estabelecendo diferentes dispositivos de regulação do terreno escolar em função de expectativas políticas de melhora do desempenho dos alunos do ensino público carioca no IDEB.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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