A ESCOLA NUM MUNDO SECULAR E RELIGIOSO: PODERIA SER A TOLERÂNCIA UMA ALTERNATIVA?

Marcelo Andrade, Pedro Texeira

Resumo


Trata-se de uma reflexão ético-filosófica sobre as tensões e os dilemas que o fenômeno religioso apresenta para a escola hoje. Parte-se do pressuposto que a religião e os conflitos que ela pode gerar no contexto social penetram o cotidiano escolar, o currículo, a formação dos professores e as políticas públicas em educação. Neste campo tensionado, busca-se entender as especificidades do fenômeno religioso numa sociedade multicultural, bem como refletir sobre alternativas para se repensar o papel da escola diante de tal fenômeno. A aposta é na educação para e na tolerância como uma possibilidade de se entender as crenças e as descrenças religiosas presentes na escola. O texto se organiza em dois movimentos distintos e articulados. No primeiro momento, são discutidos alguns conceitos centrais para esta reflexão no Brasil hoje, a saber: secularização, laicidade e religião, visando identificar qual o espaço da religião na arena pública e como o pensamento educacional poderia se posicionar neste debate. No segundo momento, fundamenta-se a aposta pela tolerância como valor e atitude para se repensar a prática pedagógica. O argumento central do artigo é colaborar na fundamentação de processos de ensino e aprendizagem que possibilitem, por um lado, superar realidades de preconceito e discriminação e, por outro, estabelecer um clima de condições mínimas de diálogo com o intuito de facilitar a convivência entre os diferentes grupos religiosos e não religiosos que, concorde-se ou não, estão presentes no contexto escolar.


PALAVRAS-CHAVE:
laicidade, secularização, religião, tolerância, escola

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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