EDUCAÇÃO, LAICIDADE E PLURALISMO: Elementos para uma genealogia dos debates sobre o ensino religioso no Brasil

Autores

  • Gustavo Gilson Oliveira

Resumo

A questão do ensino religioso no Brasil se constitui a partir dos debates entre as concepções liberais-laicistas de educação e as perspectivas do tradicionalismo católico e do humanismo cristão. Este trabalho propõe uma investigação preliminar sobre as condições históricas e discursivas que permitiram e permearam a formulação desses discursos. O trabalho indica que tanto os discursos laicistas quanto os religiosos/humanistas tendem a se manter dentro do mesmo referencial de imaginário religioso e que produzem o efeito estrutural de reafirmar e naturalizar esse modelo, o qual começa a ser desafiado pelas transformações recentes nos campos social, cultural e religioso brasileiro. Palavras-chave: Ensino Religioso, Laicidade, Pluralismo Religioso.

Biografia do Autor

Gustavo Gilson Oliveira

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação do Centro de Educação (CE) da UFPE.

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Publicado

28-07-2014

Como Citar

Oliveira, G. G. (2014). EDUCAÇÃO, LAICIDADE E PLURALISMO: Elementos para uma genealogia dos debates sobre o ensino religioso no Brasil. Revista Teias, 15(36), 19. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24383