EDUCAÇÃO, LAICIDADE E PLURALISMO: Elementos para uma genealogia dos debates sobre o ensino religioso no Brasil

Gustavo Gilson Oliveira

Resumo


A questão do ensino religioso no Brasil se constitui a partir dos debates entre as concepções liberais-laicistas de educação e as perspectivas do tradicionalismo católico e do humanismo cristão. Este trabalho propõe uma investigação preliminar sobre as condições históricas e discursivas que permitiram e permearam a formulação desses discursos. O trabalho indica que tanto os discursos laicistas quanto os religiosos/humanistas tendem a se manter dentro do mesmo referencial de imaginário religioso e que produzem o efeito estrutural de reafirmar e naturalizar esse modelo, o qual começa a ser desafiado pelas transformações recentes nos campos social, cultural e religioso brasileiro.

Palavras-chave: Ensino Religioso, Laicidade, Pluralismo Religioso.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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