Desafios à laicidade nas escolas públicas no estado do Rio de Janeiro

Allan do Carmo Silva, Amanda André de Mendonça, Jordanna Catelo Branco, Vânia Fernandes

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar umaanálise sobreas diferentes formas da religião se fazer presente nas escolas da rede pública no estado do Rio de Janeiro. Para isso foram pesquisadas as estratégias adotadas por professores e diretores para difundirem suas crenças religiosas nesse ambiente. Foram investigadas quatro escolas, uma na rede estadual do Rio de Janeiro, duas na rede municipal de Duque de Caxias e uma no município de Nova Iguaçu.Ademais, por meio da observação direta nestasinstituições escolares, procurou-se compreender como a articulação entre religião e socialização se desenvolve na prática, o que levou a algumas conclusões, dentre elas a de que a presença religiosa na escolapromove à discriminação e a exclusão de alunos e alunas.

Palavras –chave: Educação Pública; Laicidade; Ensino Religioso.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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