CURRÍCULO, AUTONOMIA E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DA SCUOLA-CITTÀ PESTALOZZI EM FLORENÇA/IT

Autores

  • Giovanna dell Gobbo Professora do “Dipartimento di Scienze della Formazione e Psicologia” da Università degli Studi di Firenze (UNIFI).
  • Laura Cristina Vieira Pizzi Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Resumo

Resumo: Este trabalho visa mostrar a experiência curricular da Scuola-Città Pestalozzi, uma escola pública de ensino fundamental situada em Florença na Itália. A escola foi criada no final da II Guerra Mundial, quando a Itália havia sido liberta do poder nazista, com o objetivo de reconstruir a Itália e formar um novo cidadão italiano, livre do autoritarismo fascista. Hoje a escola é uma referência por estar na vanguarda do pensamento pedagógico italiano, tornando-se um laboratório vivo de experimentação de novas propostas pedagógicas, fruto de uma longa trajetória de pesquisa realizada em parceria com universidades. Seu currículo se diferencia por combinar sem hierarquias, conhecimentos disciplinares, temáticas transversais e habilidades cognitivas, visando formar cidadãos ativos e críticos. Palavras-chave: currículo; autonomia; cidadania.

Downloads

Publicado

04-12-2013

Como Citar

Gobbo, G. dell, & Pizzi, L. C. V. (2013). CURRÍCULO, AUTONOMIA E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DA SCUOLA-CITTÀ PESTALOZZI EM FLORENÇA/IT. Revista Teias, 14(33), 21. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24375