HISTÓRIA CURRICULAR, POR ÁREAS DE COMPARAÇÃO, DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (2000 a 2008)

Autores

  • Fabiany de Cássia Tavares Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maurinice Evaristo Wenceslau Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

Este texto apresenta resultados de pesquisa que objetiva a escrita de uma história curricular particular, por meio do estudo de documentos curriculares, publicados por rede de ensino, da capital de um Estado-membro. Esta história será escrita a partir do estudo de como esses documentos incorporaram os princípios de cidadania, diferença e cultura, caracterizados como áreas de comparação. Ao elegermos áreas para compararmos tratamos de analisar as diferenças e as semelhanças, de explorá-las ao máximo para descobrir como elas se expressam, de rastrear os conteúdos das informações nos diversos contextos onde estão apresentadas, de contextualizá-las, isto é, de estabelecer relações com as distintas situações em que foram/são produzidas.

Biografia do Autor

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação (Cursos de Mestrado e Doutorado), tendo como objetos de estudo e pesquisas os Estudos Comparados (Método), o currículo (políticas, documentos e práticas), a Escola e a cultura escolar.

Maurinice Evaristo Wenceslau, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora pesquisadora das Universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Católica Dom Bosco, atuando nas Graduaçôes em Ciência Jurídica (Direito) e no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Desenvolvimento Local (UCDB). Tem experiência nas seguintes áreas: gestão pública, inclusão social, desenvolvimento, educação e trabalho.

Downloads

Publicado

13-12-2013

Como Citar

Tavares Silva, F. de C., & Wenceslau, M. E. (2013). HISTÓRIA CURRICULAR, POR ÁREAS DE COMPARAÇÃO, DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (2000 a 2008). Revista Teias, 14(33), 14. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24373

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua