HISTÓRIA CURRICULAR, POR ÁREAS DE COMPARAÇÃO, DE UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO (2000 a 2008)

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Maurinice Evaristo Wenceslau

Resumo


Este texto apresenta resultados de pesquisa que objetiva a escrita de uma história curricular particular, por meio do estudo de documentos curriculares, publicados por rede de ensino, da capital de um Estado-membro. Esta história será escrita a partir do estudo de como esses documentos incorporaram os princípios de cidadania, diferença e cultura, caracterizados como áreas de comparação. Ao elegermos áreas para compararmos tratamos de analisar as diferenças e as semelhanças, de explorá-las ao máximo para descobrir como elas se expressam, de rastrear os conteúdos das informações nos diversos contextos onde estão apresentadas, de contextualizá-las, isto é, de estabelecer relações com as distintas situações em que foram/são produzidas.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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